Anatel estabelece medidas de combate a golpes telefônicos e fraudes

Nesta segunda-feira (23), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu um conjunto de medidas para as prestadoras de serviços de telecomunicações, com o objetivo de impedir o uso de chamadas telefônicas em golpes e fraudes. A agência informou que essas ações buscam assegurar a transparência e o rastreamento das ligações, na tentativa de atualizar os métodos de combate aos golpes.

Entre as medidas estabelecidas pela Anatel estão:

  • realização de novas etapas de verificação das chamadas;
  • proibição do uso de múltiplos números aleatórios para chamadas realizadas a partir de uma mesma origem;
  • criação de um canal para centralizar o recebimento de denúncias de instituições financeiras sobre números utilizados para o cometimento de golpes;

O descumprimento das medidas estabelecidas pela agência poderá resultar na aplicação de multas de até R$ 50 milhões ou até mesmo na extinção da autorização para prestação de serviço de telecomunicações da operadora que for considerada conivente com as práticas criminosas.

Por: Ágatha Araújo

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