‘Ainda estou aqui’: Filme de Walter Salles com Fernanda Torres no elenco representa Brasil na disputa ao Oscar

O filme “Ainda estou aqui”, novo lançamento de Walter Salles e uma produção original Globoplay, foi anunciado pela Academia Brasileira de Cinema como o escolhido para disputar uma vaga para o Brasil na disputa ao Oscar. A obra pode concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional, a lista de pré-selecionados pela Academia de Hollywood será divulgada no dia 17 de Dezembro.

Ganhador do prêmio de Melhor Roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza, o filme tem lançamento no Brasil agendado para 7 de Novembro. A comissão que escolheu o selecionado para representar o país na competição chegou em um consenso unânime, os outros filmes que estavam sendo quotados eram:

  • “Cidade Campo”, de Juliana Rojas
  • “Levante”, de Lillah Halla
  • “Motel Destino”, de Karim Aïnouz
  • “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
  • “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião

A trama conta a história real da advogada Eunice Paiva, advogada que se tornou ativista política após o sequestro de seu marido, o político Rubens Paiva. O roteiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dividem o mesmo papel, interpretando Eunice em momentos diferentes da vida. O elenco também conta com Selton Mello, Humberto Carrão, Marjorie Estiano e Valentina Herszage.

A presidente da comissão que escolheu o filme, Barbara Paz, disse:

“Ainda Estou Aqui é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo.”

A imprensa norte-americana comentou sobre a força que o filme ganhou após suas primeiras exibições em festivais. Antes do lançamento oficial nos cinemas no Brasil, “Ainda estou aqui” será um dos carros chefes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em outubro.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Divulgação