Pesquisadores brasileiros sintetizam peptídeo que protege células pulmonares contra Covid-19

Pesquisadores brasileiros sintetizaram um fragmento de proteína que protege células pulmonares humanas contra a infecção pela Covid-19. Durante testes, esse peptídeo demonstrou reduzir a inflamação pulmonar em camundongos infectados pelo vírus, representando um avanço no desenvolvimento de um tratamento para a doença.

O estudo, publicado na revista Antiviral Research, utilizou simulações em um supercomputador para analisar a interação entre o SARS-CoV-2 e a enzima conversora da angiotensina 2 (ACE2), a principal porta de entrada do vírus nas células humanas. Os cientistas identificaram resíduos de aminoácidos críticos na ACE2 e usaram essas informações para criar um peptídeo sintético que imita uma parte desse receptor natural.

O peptídeo foi testado em culturas de células pulmonares humanas e em camundongos, mostrando eficácia em inibir a infecção e tratar a inflamação. O próximo passo é investigar a dispersão e a duração dos efeitos do peptídeo no corpo, mas os testes em humanos ainda estão em fase experimental e sem previsão para início.

Por: Luiza Torrão