Cientistas da Universidade McGill transformam gases de efeito estufa em combustíveis sustentáveis com fotossíntese artificial

Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, desenvolveram um modelo de fotossíntese artificial capaz de transformar dióxido de carbono (CO2) e metano em produtos químicos úteis, como monóxido de carbono e metanol verde. Esse processo utiliza nitreto de ouro, paládio e gálio como catalisadores e ocorre com a exposição à luz solar.

O metanol verde gerado emite entre 60% a 95% menos CO2 do que combustíveis convencionais, enquanto o monóxido de carbono é amplamente utilizado em pesquisas médicas para tratar inflamações e lesões pulmonares. O estudo, publicado na Nature Communications, destaca que a reação ocorre em temperatura ambiente, sem necessidade de altas temperaturas ou produtos químicos agressivos.

Os catalisadores não são baratos, sua eficácia na fotossíntese artificial pode ajudar o Canadá a alcançar a meta de zerar emissões líquidas até 2050. “Estamos reciclando gases de efeito estufa em produtos úteis, transformando um desafio ambiental em uma oportunidade para um futuro mais sustentável”, afirmou Chao-Jun Li, autor principal do artigo.

Por: Luiza Torrão

Foto: Matt Gush / Shutterstock.com