Rock In Rio: Capoeira inclusiva ganha destaque no espaço Pluralidade neste sábado (21), no Dia Brasil

O Instituto Gingas, com foco em capoeira e acessibilidade, foi convidado para se apresentar no Rock in Rio, no espaço Pluralidade, em frente ao Palco Mundo, no dia 21 de setembro. A apresentação, marcada das 18h às 18h20min, será conduzida pelos alunos do projeto “Din Down Down: Construindo Laços com a Família”, promovendo uma roda de capoeira inclusiva ao som de berimbau, atabaque, pandeiro e palmas.

O espaço Pluralidade celebra diversidade e inclusão, temas centrais do maior festival de música e entretenimento do mundo. A participação de 16 integrantes do Instituto Gingas reforça o compromisso do evento com esses valores.

Mestre Bujão, fundador do Instituto Gingas e capoeirista que participou da primeira edição do Rock in Rio, compartilhou sua satisfação com o convite.

“Depois de 40 anos, ver os jovens do projeto divulgando a capoeira, a cultura brasileira e a acessibilidade no festival é uma grande realização. Isso mostra que estamos avançando na inclusão por meio da arte e educação”, destacou.

O grupo visitou o evento teste no dia 11 de setembro, conheceu o espaço e aprovou a iniciativa. Karoll Maia, professora do Instituto, ressaltou a importância de levar os alunos para essa experiência.

“Estamos muito felizes com o convite. O cuidado com a organização para receber pessoas com deficiência é admirável. Essa participação é fruto do esforço de toda a equipe em prol de um mundo mais acessível e inclusivo”, afirmou.

Fundado em 2003 por Mestre Bujão, o Instituto Gingas é uma organização da sociedade civil que promove inclusão e acessibilidade através da capoeira, cultura e educação. O projeto “Din Down Down” conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e apoio da SECEC/RJ, APAE/Niterói e Secretarias Municipais de Educação de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu.

 

Foto: Divulgação