Vacina da ‘gotinha’ será substituída pela versão injetável no Brasil
A vacina oral poliomelite (VOP), popularmente conhecida como “vacina da gotinha”, será substituída pela versão injetável do imunizante, a vacina inativada poliomielite (VIP). Segundo a representante do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, Ana Frota, a previsão é a VOP seja retirada das prateleiras das unidades de saúde do país até 4 de novembro.
A substituição das doses no país foi autorizada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por conter o vírus enfraquecido, a partir de agora, a vacina da gotinha só precisará ser utilizada para controle de surtos como ocorre na Faixa de Gaza, no Oriente Médio, por exemplo.
Com a mudança, não será mais necessário dar a dose de reforço contra a pólio, uma vez que as quatro doses vão garantir proteção contra a doença.
Com a aposentadoria da vacina oral, despede-se também a personagem do Zé Gotinha, criada pelo artista plástico Darlan Rosa para estimular a vacinação infantil.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução