PF deflagra ‘Operação Prometeu’ contra incêndios criminosos no Pantanal

A Polícia Federal (PF) deu início nesta sexta-feira (20) à Operação Prometeu, uma ação de combate a crimes ambientais na região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A operação tem como alvo principal atividades ilícitas como incêndios florestais, desmatamento ilegal e exploração indevida de terras públicas. As investigações buscam identificar e responsabilizar os envolvidos nesses crimes.

A Polícia Federal, em uma operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS), cumpriu nesta sexta-feira (20) sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

A prática criminosa de incendiar e ocupar terras públicas para a criação de gado causou um prejuízo estimado em mais de R$ 220 milhões, segundo a Polícia Federal. As investigações revelaram que uma área de mais de 6.400 hectares foi alvo de queimadas repetidas e posteriormente ocupada ilegalmente para a criação de um rebanho que ultrapassava 7.200 cabeças de gado. O esquema criminoso envolvia a falsificação de documentos e a utilização de áreas protegidas para atividades econômicas ilegais.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação/Polícia Federal