Sem marmita? Tupperware, marca histórica de potes de plástico, anuncia falência

A empresa dos Estados Unidos Tupperware, fabricante dos históricos potes de plásticos, anunciou falência.

A companhia disse que pedirá autorização judicial para iniciar a venda do negócio sem encerrar as operações.

A empresa de 78 anos tornou-se sinônimo de embalagens que armazenam alimentos e bebidas a tal ponto que muitas pessoas usam o nome da marca em referência a qualquer recipiente de plástico, mesmo da concorrência.

Os produtos Tupperware são vendidos em pelo menos 70 países.

A Tupperware tentou, sem sucesso, reposicionar-se no mercado e renovar seus produtos a fim de agradar um público mais jovem.

Após um breve aumento nas vendas durante os anos pandêmicos, quando mais pessoas cozinharam em casa, a demanda voltou a cair.

De acordo com o repórter de negócios da BBC Peter Hoskins, o crescimento do custo das matérias-primas, o aumento dos salários e os custos de transporte também vinham afetando as margens de lucro da companhia. As ações da Tupperware caíram mais de 50% esta semana depois da notícia de que a empresa planejava entrar com a falência.

Há longas negociações em curso entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões) em dívidas, de acordo com relatos.

No ano passado, a empresa alertou que poderia ir à falência se não levantasse rapidamente novos fundos.

“Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada por um ambiente macroeconômico desafiador”, afirmou Laurie Ann Goldman, diretora executiva da Tupperware, em comunicado aos investidores.

A Tupperware foi fundada em 1946 por Earl Tupper, um químico americano que patenteou o fechamento hermético em potes.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz