Rock in Rio: Aplicativo que bloqueia e inutiliza aparelhos de celular roubados, furtados ou perdidos é usado pela Polícia Civil

O governo estadual está intensificando o uso de tecnologia para coibir roubos e furtos de celulares durante o Rock in Rio. A operação de segurança, que envolve mais de 8 mil agentes, conta com câmeras de reconhecimento facial e drones, que reforçam o monitoramento e auxiliam na utilização da plataforma Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O sistema permite o bloqueio de dados e a inutilização de aparelhos roubados, furtados ou perdidos.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo e a organização do festival. Além disso, técnicos estarão presentes na Cidade do Rock para fornecer informações sobre o aplicativo e distribuir cartilhas com orientações ao público.

O governador Cláudio Castro afirma:

“Trata-se de um evento que nos dá visibilidade mundial e, o mais importante, gera oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento econômico. A forte presença policial, com ajuda de tecnologia avançada, oferece ao público um ambiente seguro”

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, informou que as equipes da Sedcon, presentes nos pontos de atendimento do Parque Olímpico, contarão com uma nova ferramenta para auxiliar os consumidores.

“O celular extraviado não poderá ser usado nem mesmo com outro chip, depois que as vítimas fornecerem o Imei (a “identidade” do celular) aos profissionais na Cidade do Rock. Pelo cadastro, será emitido um alerta para as operadoras de telefonia. Em seguida, as empresas de telefonia farão o corte imediato das linhas. Desta forma, a pessoa que está em posse do celular furtado não vai conseguir usar os aplicativos, acessar bancos nem mesmo vender o aparelho”

Através do botão de emergência disponível no aplicativo e no site do Celular Seguro, é possível bloquear o celular de forma rápida e eficiente.

Crie sua conta gov.br: Se ainda não tiver, faça seu cadastro rapidamente.
Acesse o Celular Seguro: Baixe o aplicativo ou entre no site https://celularseguro.mj.gov.br/.
Faça login: Use sua conta gov.br para entrar.
Bloqueie seu celular: Clique no botão de emergência.

Utilizando o IMEI (número de identificação único de cada aparelho celular) como referência, o Celular Seguro solicita às operadoras o bloqueio do aparelho, tornando-o inoperante. Essa medida, embora não substitua o registro policial, contribui significativamente para a redução dos danos causados por crimes contra o patrimônio.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus