Feira de São Cristóvão comemora 79 anos com festa e programação especial

A Feira de São Cristóvão, um dos principais centros da cultura nordestina no Rio de Janeiro, comemorará seus 79 anos no próximo dia 20 de setembro. O local, oficialmente denominado Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, é um símbolo da manutenção das tradições dos migrantes do Nordeste que contribuíram para a formação da história e cultura da cidade. O evento será caracterizado por performances musicais, distribuição de bolo e, é claro, uma grande festa no estilo tradicional da região. 

Para Luiz Carlos dos Santos, presidente da Comissão de Feirantes, a feira vai além de ser apenas um ponto de encontro dos nordestinos: ela se tornou um espaço de integração entre culturas. “Os cariocas abraçaram calorosamente a cultura nordestina, e aqui, no Rio, os nordestinos se sentem em casa”, afirma. “Sinto muito orgulho de estar à frente da Comissão de Feirantes. Minha família participou dos primeiros anos da Feira e hoje estou como diretor, encarando o desafio diário de manter vivo este espaço cultural”, completa. 

A festa de aniversário contará com uma série de atividades culturais e musicais, que reforçam a importância da Feira como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Entre os destaques, estão as apresentações de trios de forró pé de serra, leituras de cordéis e a tradicional banda da Guarda Municipal, que se juntará ao corte do bolo de aniversário. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução