Congressistas dos EUA chamam Moraes de ‘ditador totalitário’ e pedem revogação do visto americano dele
Nesta quarta-feira (17), um grupo de congressistas dos Estados Unidos encaminhou uma carta ao Secretário de Estado americano, Antony Blinken, pedindo a revogação do visto de Alexandre de Moraes e de todos os outros ministros da Suprema Corte brasileira. Em destaque no documento, Moraes ainda é chamado de “ditador totalitário”.
A carta assinada por quatro deputados e um senador republicanos afirma que a democracia e a liberdade de expressão estão sob ameaça no Brasil em decorrência de decisões do STF que teriam violado estes princípios, entre elas, a mais recente – e polêmica – suspensão da rede social X no último dia 30 sob, nas palavras deles, “fundamentos jurídicos questionáveis”.
“Nós respeitosamente apelamos para que o senhor [Blinken] negue qualquer aplicação para vistos dos Estados Unidos ou admissão [entrada] nos EUA, incluindo a revogação de qualquer visto existente no nome do ministro Alexandre de Moraes e os outros membros da Suprema Corte do Brasil cúmplices destas práticas antidemocráticas”, afirma uma passagem da carta.
Procurado pela jornalista Malu Gaspar do jornal O GLOBO, o Supremo Tribunal Federal ainda não se manifestou.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz