Governo diz que 4,5 milhões de pessoas falecidas têm dinheiro esquecido em contas e herdeiros podem retirar valor

Nesta terça-feira (18), o governo federal liberou, mais uma vez, a consulta no site do Banco Central do programa Valores a Receber. Mais de 4,5 milhões de pessoas falecidas têm dinheiro deixados em poupanças, contas-correntes e até consórcios que foram fechados. A pesquisa vale também para pessoas físicas e empresas.

Segundo o governo, há R$ 8,5 bilhões a serem resgatados. A maioria tem uma quantia baixa, porém quase 1 milhão de pessoas têm mais de R$ 1 mil. O dinheiro não resgatado será destinado aos cofres públicos.

O Banco Central informou que quase 42 milhões de pessoas têm dinheiro parado em contas inativas. Na situação de pessoas falecidas, é permitido sacar os valores, apenas se a pessoa que faça a pesquisa tenha direito a eles.

É imprescindível que o solicitante tenha documentação comprobatória de que é herdeiro ou inventariante daquela pessoa para resgatar o valor. É mais burocrático, porém o processo é assim devido ao risco de golpe. No endereço eletrônico, é necessário digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa morta.

Lá, se houver valores deixados, o solicitante entra com o próprio login do site gov.br. Aí, é preciso entrar em contato com banco onde a conta estava e a instituição orientará sobre a documentação necessária do herdeiro ou inventariante a fim de solicitar o recurso.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz