STF recebe denúncia da PGR contra deputados do PL por corrupção em emendas parlamentares
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os deputados Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa, todos do PL, por suspeitas de corrupção envolvendo emendas parlamentares em São José de Ribamar, Maranhão. A acusação, revelada pelo portal Uol e confirmada pelo SBT News, alega que os parlamentares pediram a devolução de aproximadamente R$ 1,6 milhão ao então prefeito Eudes Sampaio, sem que o valor tenha sido devolvido. O ex-prefeito afirmou ter sido pressionado e ameaçado pelos deputados para cooperar com o esquema.
A denúncia também menciona que os deputados contavam com proteção armada e que, mesmo sem o repasse efetivo das emendas, o crime de corrupção passiva foi consumado devido à solicitação da vantagem indevida. A investigação sobre o caso começou em 2021, antes do STF declarar inconstitucional o mecanismo de distribuição de emendas no final de 2022. A PF já havia realizado uma ação contra os deputados em março de 2022, envolvendo o desvio de emendas no Maranhão.
O ministro Cristiano Zanin, relator do caso no STF, abriu prazo para que as defesas se manifestem. O processo segue em sigilo, e as assessorias dos deputados não comentaram as acusações.
Por: Luiza Torrão
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados