Previsão do Tempo: Primavera deste ano deverá ter menos chuvas do que o normal

O começo da primavera vem chegando e, com ela, também há uma expectativa pelo aumento da frequência das chuvas, em meio ao período de baixa umidade do ar no Estado do Rio de Janeiro. Mesmo subindo o índice na próxima estação do ano, que inicia no próximo dia 22, o meteorologista e professor de climatologista da UFRJ, Wander Luiz Silva, afirmou ao jornal O GLOBO que o mesmo deve permanecer abaixo da média dos últimos anos.

Para Wanderson em entrevista ao jornal O GLOBO, isso se dá pelas temperaturas do oceano Atlântico Sul estarem mais elevadas, o que diminui a frequência de frentes frias pelo Rio. Ele aponta que, por enquanto, “não há perspectiva de melhora expressiva”, e que o padrão deve seguir parecida com a dos últimos meses, de volumes de chuva abaixo da média e temperaturas acima.

“As chuvas devem aumentar em intensidade como de costume para a primavera, mas mesmo assim permanecerão abaixo da média. Na capital, o volume de chuva médio para setembro e outubro é de cerca de 90 a 110 mm por mês. Até sexta-feira, a chuva pode ficar em torno de 20 mm em alguns pontos”, afirmou o meteorologista ao jornal O GLOBO.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz