‘Dia do Fogo’: Ibama suspeita que Rio tenha tido data marcada para realização de incêndios intencionais
Nesta terça-feira (17) o Ibama se reuniu com as Polícias Civil e Federal e o ICMBio no Centro do Rio para a elaboração de um plano de combate aos incêndios que tem ocorrido no estado, nos últimos 15 dias foram mais de 1,3 mil pontos de queimada. A superintendente substituta do Ibama-RJ, Carolina Esteves, disse ao g1:
“Não pode se dizer natural. O fogo é iniciado sempre por uma causa e nessa quantidade existem indícios de que há criminosos agindo”
A teoria é de que tenha ocorrido uma ordem para “Dia do Fogo”, a expressão começou a ser utilizada em 2019 quando produtores rurais organizaram queimadas na Amazônia, é quando criminosos orquestram queimadas para que elas ocorram em grande quantidade em um período estipulado de tempo.
As entidades estão investigando os casos e elaborando estratégias para lidar com o enfrentamento dos incêndios. A polícia já identificou 20 pessoas envolvidas em casos de queimadas, seja como executor ou como mandante do crime.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente está realizando ações para combater a situação, testemunhas estão sendo ouvidas.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Reprodução/Corpo de Bombeiros RJ