Teresópolis, Mangaratiba, Angra do Reis e Guapimirim estão em estado de emergência por causa da seca

O governador Cláudio Castro disse nesta segunda-feira (16) que o estado do Rio de Janeiro enfrenta uma crise hídrica causada pela seca. O abastecimento de água está sendo afetado pela falta de chuvas, a previsão de melhora da situação é para a segunda quinzena de outubro, o governo está trabalhando buscando possibilidades para diminuição do impacto na população. Ao menos quatro cidades já decretaram estado de emergência, são elas: Teresópolis, Mangaratiba, Angra do Reis e Guapimirim.

Todos os municípios citados acima já relataram casos de moradores com falta de água, de acordo com a Cedae, o Sistema Serra do Piloto, responsável pelo abastecimento de em média 10 mil pessoas em Mangaratiba, trabalha com 60% da capacidade. O aumento dos incêndios ambientais criminosos que tem ocorrido no Rio de Janeiro e em todo o Brasil também tem dificultado a situação climática enfrentada no estado. O sistema Acari, responsável por abastecer a população da Baixada Fluminense, também não está em alerta.

O estado está passando por um momento de “restrição hídrica”, a indicação das autoridades é que a população use a água potável apenas para atividades essenciais, como tomar banho e cozinhhar, e sem desperdício.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Arquivo Onbus