Governo deve concluir estudos sobre a volta do horário de verão nesta semana

O Governo Federal pretende finalizar, nos próximos dias, os estudos sobre a viabilidade da retomada do horário de verão. A análise está sendo conduzida pelo Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As discussões seguem em andamento, com uma decisão prevista para breve.

Uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética, marcada para esta terça-feira (17), deve abordar o tema. O encontro contará com a participação de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No entanto, a confirmação oficial da reunião ainda está pendente.

A tendência é que o comitê recomende a volta do horário de verão, mas a decisão final caberá ao Palácio do Planalto.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à Rádio Itatiaia, destacou a relevância da medida do ponto de vista energético, principalmente para evitar aumentos na conta de luz. Ele também afirmou que o Brasil não enfrenta um cenário de insegurança energética no momento.

“Com a escassez hídrica nos horários de pico, entre 18h e 20h, quando perdemos a energia solar e há uma queda na geração eólica, somos obrigados a acionar as usinas térmicas. O horário de verão não visa apenas à segurança energética”, explicou o ministro.

Silveira também lembrou que a situação atual é diferente de anos anteriores, já que há um fundo de R$ 9 bilhões disponível para investir nas distribuidoras. No entanto, ressaltou a importância de fortalecer a segurança e resiliência do sistema, além de planejar para o futuro, especialmente para 2026.

O horário de verão foi extinto em abril de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com base em estudos que apontavam uma menor economia de energia e impactos no relógio biológico da população.

Foto: Reprodução Internet