Fumaça no Brasil é vista por satélite da Nasa com 1,5 milhão de quilômetros da Terra
Uma densa nuvem de fumaça continua atingindo o Brasil, isso resulta essa onda forte de calor e a série de incêndios, que também afetou outros países da América do Sul. Imagens produzidas neste domingo pelo satélite da Nasa Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) mostram a fumaça acumulada no noroeste do país, que se transforma em uma coluna que desce até o litoral de São Paulo e segue pelo Oceano Atlântico.
A onda de calor da semana deve-se as queimadas intensas, que afetam cidades do norte e do sul. A Amazônia sofre com os incêndios e a fumaça também atinge o Sul e o Sudeste. De acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 7.028 focos de calor no país no último fim de semana.
Os dados coletados pelo DSCOVR são cruciais para prever eventos solares e espaciais que podem afetar as comunicações e sistemas de navegação na Terra. Além disso, as imagens capturadas do planeta ajudam a monitorar mudanças climáticas, o crescimento urbano e a cobertura de nuvens, oferecendo insights valiosos sobre o ambiente terrestre. A capacidade do satélite de observar continuamente o Sol e o espaço ao redor da Terra desempenham um papel fundamental na compreensão dos impactos do clima espacial.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: DSCVR/Nasa