Banco do Brasil se pronuncia sobre greve de bancários: ‘A proposta foi aprovada’
O Banco do Brasil (BB) informou nesta segunda-feira (16) que a proposta de acordo coletivo apresentada pela instituição foi aceita pelas entidades sindicais. No entanto, a greve dos bancários, iniciada em alguns estados nesta semana, continua. Segundo levantamento do Metrópoles, os trabalhadores de Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará seguem em greve, indicando que a avaliação da proposta ainda não foi concluída em todas as regiões.
Os servidores, em assembleias gerais, decidiram rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para os próximos dois anos. Segundo os sindicatos, os índices oferecidos pela Fenaban não contemplam as perdas inflacionárias e não valorizam a categoria, que desempenha um papel fundamental no sistema financeiro nacional.
“Para a data base de 2024 foram realizadas diversas rodadas de negociação por mais de 2 meses que resultaram proposta final aceita pelas entidades sindicais para deliberação na assembleia de funcionários”, disse o banco público, que prosseguiu: “A proposta foi aprovada em diversas assembleias em todo país e algumas regiões ainda estão avaliando”
Como alternativa aos serviços presenciais, o Banco do Brasil recomenda que os clientes utilizem os canais digitais, como o app, internet banking e central de atendimento telefônico.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus