Emergência climática: Exercícios físicos durante dia podem ser prejudiciais por conta da seca

O Brasil está passando pela pior seca da história, e as queimadas são grande agravante na situação, a condição climática do país e a condição do ar levantaram um alerta para a prática de esportes físicos durante o dia. As temperaturas seguem altas mesmo em pleno inverno, e o agronegócio é visto como um dos grandes culpados para a situação de emergência do ecossistema.

O médico Paulo Saldiva relatou a CNN que a prática de esportes ao ar livre pode trazer mazelas a saúde:

“Principalmente para atletas amadores. Atletas profissionais têm suporte de serviços de saúde, é diferente. Principalmente no período em que a umidade do ar está menor, entre 10 horas da manhã e cinco da tarde, a atividade ao ar livre é totalmente desaconselhável”

A necessidade de consumo de água é constante, a umidade se encontra em níveis abaixo da média e a desidratação precisa ser contida. Saldiva sugere que até mesmo as partidas de futebol deveriam ter o horário de agendamento alterado para que possam condizer com momentos do dia em que a temperatura não está tão alta, o horário sugerido é a partir das 19h30.

As atividades físicas em ambientes fechados com temperatura controlada podem seguir sem maiores problemas. Os exercícios em condições climáticas inadequadas podem aumentar as chances de AVC e infarto.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Agência Brasil