‘C2023 A3’: Cometa do Século poderá ser observado no Brasil a partir do dia 22 de setembro
A partir de 22 de setembro, o cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), apelidado de ‘Cometa do Século’, estará visível no Hemisfério Sul. Sua luminosidade promete superar até mesmo a do famoso Hale-Bopp, um dos maiores cometas observados no século XX e um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX.
Observadores do Observatório da Montanha Púrpura, na China, e do Sistema de Alerta Último de Impacto Terrestre de Asteroide (ATLAS), na África do Sul, detectaram o cometa no início deste ano.
No domingo, 13 de outubro, o cometa estará a apenas 70,7 milhões de quilômetros da Terra, seu ponto mais próximo em toda a sua jornada.
Star Walk, um aplicativo sobre astronomia, informa que o cometa pode atingir uma magnitude de -3, superando o brilho máximo do Hale-Bopp, que foi de -1,8. Vale ressaltar que quanto menor a magnitude, mais luminoso o objeto.
O Observatório do Valongo, uma das instituições de pesquisa astronômica mais importantes do Brasil, divulgou seu guia anual com os principais eventos celestes do ano. Entre os destaques, está o ‘Cometa do Século’. A publicação serve como um guia completo, detalhando desde eclipses solares e lunares até chuvas de meteoros e aproximações planetárias.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil