Aumento do consumo de cerveja pode significar melhora na vida financeira do brasileiro em 2024

O Brasil é o 25º país que mais consome cerveja no mundo, com uma média de consumo de 69,3 litros por habitante, de acordo com o Relatório Global de Consumo de Cerveja. No último ano houve um aumento de 1,1% nas vendas do produto, que é um dos favoritos do brasileiro, o dado pode estar associado ao aumento do PIB do país.

Houve um aumento recorde da renda média per capita da população, em 2023, que chegou a R$ 1843, quando uma pessoa consegue uma qualidade de vida melhor é comum que ela vá consumir produtos que não sejam apenas de ordem essencial, o lazer também se torna possível. O aumento do consumo de cerveja no último ano pode estar diretamente ligado a isso, o economista Paulo Feldmann explicou para o band.com.br:00

“O aumento no consumo de cerveja, com certeza, é resultado da melhora na economia, mas de uma melhora que resultou no aumento de renda das camadas mais populares. Justamente, essas classes C, D e E são as que mais consomem cerveja. Com isso, quando elas têm renda disponível, elas aumentam o consumo de alguns itens, principalmente alimentos e cerveja e outras bebidas”

O consumo de cerveja entre brasileiros pode sugerir também pontos positivos por se tratar de uma bebida escolhida para momentos de confraternização e de diversão, é um sintoma favorável para a economia, para a indústria cervejeira e para o cotidiano do cidadão.

A qualidade do produto é uma preocupação para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que busca transformar os bons números em investimento para tornar a cerveja nacional um produto ainda melhor, Márcio Maciel comentou também para o jornal band.com.br:

“Com mais investimentos, conseguimos entregar produtos mais adequados aos brasileiros. Prova disso é o aumento da produção da cerveja sem álcool. Passamos de 394 milhões de litros em 2022 para 551 milhões de litros em 2023. Além da cerveja zero álcool, temos as cervejas com matéria-prima nacional, como as bebidas feitas com mandioca, seriguela, milho, abacaxi”

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Arquivo Onbus