Papa Francisco termina viagem mais longa do papado e afasta rumores sobre saúde

O Papa Francisco terminou nesta sexta-feira (13) em Singapura uma viagem de 12 dias a quatro países do sudeste da Ásia e da Oceania, a mais demorada e distante geograficamente de seu papado, durante a qual afastou rumores sobre sua saúde.

Antes de deixar a cidade-Estado, o pontífice argentino de 87 anos fez um discurso repleto de energia e humor para quase 600 jovens de diferentes religiões em uma escola católica de Singapura, aos quais pediu que evitem ser “escravos” da tecnologia.

“Corram riscos, saiam”, disse Francisco.

“Um jovem que tem medo e não corre riscos é uma pessoa velha”, ironizou.

O trajeto ambicioso de 33 mil quilômetros provocou dúvidas sobre a capacidade de Jorge Bergoglio, que usa uma cadeira de rodas em seus deslocamentos, de resistir à viagem, três meses anteriores ao seu aniversário de 88 anos e pouco mais de 12 meses depois de ser submetido a uma operação abdominal.

No entanto, nem a agenda intensa de 16 discursos e os vários eventos oficiais, nem o calor tropical e o nem o “jet-lag” provocaram grande impacto no chefe da Igreja Católica.

Apesar dos boatos sobre a saúde do pontífice, Francisco apresentou animação e energia ao longo da viagem, principalmente durante um dos principais pontos da viagem, uma missa para 600 mil fiéis em Díli, capital de Timor Leste.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz