Depois de bloqueio do X pelo Supremo, uso de VPNs cresce no Brasil

O bloqueio da rede social X no Brasil, determinado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, desencadeou um aumento relevante na busca por serviços de VPN no país. A NordVPN, uma das principais fornecedoras dessa ferramenta, promoveu um estudo que ressalta o crescimento da conscientização e do uso de Redes Virtuais Privadas entre os usuários brasileiros.

A pesquisa ainda mostrou que mais de 60 milhões de pessoas usam algum serviço de VPN. Desse total, 46% dos entrevistados dizem que utilizam o serviço a fim de proteger seus dispositivos e contas on-line. A maioria, entretanto, recorre às opções gratuitas (52,4%), menos eficazes, 39% pagam por provedores de VPN e apenas 12,2% usam serviços corporativos.

Além disso, 35% dos entrevistados colocaram a proteção da privacidade como razão para o uso de VPNs. Esses números indicam um aumento do conhecimento e da adoção de ferramentas de segurança digital no país, principalmente em um contexto de maior vigilância e bloqueios como o ocorrido com o X.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz