Alunos da Uerj anunciam nova manifestação contra redução de auxílios estudantis

Nesta sexta-feira (13), os alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) planejam um novo ato de manifestação. A decisão ocorre após a universidade entrar com um pedido de desocupação dos estudantes de todos os espaços da instituição. O prazo para a liberação do espaço era até 10h desta quinta-feira (12), mas os alunos seguiram com a ocupação.

Os estudantes são contrários às novas diretrizes, que resultaram na redução de vários auxílios estudantes e prejudicam a  permanência na universidade. Entre os benefícios alterados estão o auxílio alimentação por refeição gratuita no bandejão para os cotistas; o auxílio ao material didático, que foi reduzido pela metade e o auxílio-creche, que agora só poderá contemplar 1,3 mil estudantes.

Estima-se que cerca de 5 mil alunos vão perder os benefícios após a mudança. Os manifestantes denunciam, também, atrasos nos pagamentos.

Na última terça-feira (10), a universidade afirmou que tem mantido diálogo e tentativas de acordo e seguirá ampliando sua participação na formulação da política de assistência, mas solicitou a desocupação para retomar as atividades presenciais.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução