Cláudio Castro nomeia novo Secretário de Defesa Civil e enfrenta críticas pelo cancelamento de repasse para incêndios
Nesta quinta-feira, 12 de setembro, o governador Cláudio Castro (PL) empossou Tarciso Salles como novo Secretário Estadual de Defesa Civil, substituindo Leandro Monteiro, que foi demitido no início do mês. Durante a cerimônia de transmissão do cargo no Quartel-Central do Corpo de Bombeiros, Monteiro revelou que o governo havia cancelado um repasse milionário destinado ao combate de incêndios florestais.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) afirmou que o estado do Rio de Janeiro registrou 116 focos de incêndio apenas em setembro, totalizando 821 desde o início do ano, o maior número em uma década. Monteiro criticou a decisão, afirmando que as mudanças climáticas têm exacerbado os incêndios florestais e que o cancelamento do apoio financeiro prejudicaria os esforços de combate.
O governador Cláudio Castro afirmou que a decisão de cancelar o repasse foi administrativa e garantiu que os bombeiros têm recursos suficientes, com mais de R$ 1 bilhão investidos em sua gestão. Tarciso Salles, o novo secretário, anunciou a criação de um gabinete de crise para lidar com as queimadas e assegurou que o Corpo de Bombeiros está operando com todas as equipes necessárias.
Thiago Pampolha, ex-secretário de Meio Ambiente e vice-governador, foi exonerado da secretaria após um período de desgaste e sua mudança de partido do União Brasil para o MDB. Castro, que não compareceu à filiação de Pampolha, pareceu insatisfeito com a decisão. Além das mudanças na Defesa Civil, no dia 2 de setembro, Castro anunciou também a demissão do delegado Marcus Vinícius Amim da Chefia da Polícia Civil, o que gerou descontentamento na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), inclusive entre deputados da base aliada.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução/TV Globo