PF realiza operação contra fraude de benefícios de INSS em Região dos Lagos e Baixada Fluminense

Nesta quarta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Estelião II, que tem o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada para a prática de fraudes em benefícios previdenciários em diversos municípios do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, os cofres públicos foram prejudicados em R$ 8.710.000,00.

Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva, 12 mandados de busca e apreensão, e três medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas dois afastamentos da função pública. Os mandados são cumpridos nos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Belford Roxo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

Essa é a segunda etapa da operação iniciada em 2023, que resultou na apreensão de 27 cartões cartões bancários em nome de terceiros, 70 documentos de identificação falsos, um manuscrito contendo os dados de 21 benefícios previdenciários, indicando nome, CPF, benefício, contas bancárias e respectivas senhas, além de diversos outros documentos e materiais.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsidade de documento público e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 26 anos de prisão.

Na ação de hoje, os agentes prenderam 3 pessoas, sendo uma delas presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, em São Pedro da Aldeia/RJ. Além disso, os policiais apreenderam 2 armas de fogo, 6 veículos 1 Jet Ski e equipamentos eletrônicos.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/PF