SuperVia só tem caixa até Setembro; Estado do Rio deve antecipar recursos para garantir funcionamento

A SuperVia e o Estado do Rio precisam entrar em acordo a respeito do pagamento dos recursos previstos no contrato de concessão até o dia 30 de Setembro, o consenso entre as partes ainda não foi alcançado, porém a Justiça determinou em audiência nesta segunda-feira (9) que o estado precisará antecipar as verbas para garantir a continuidade do funcionamento do transporte.

A empresa alegou que não possui fundos para executar seu trabalho a partir de Outubro, foi requerido pelo Juiz Victor Agustin Diz Torres que seja apresentada uma projeção financeira para os próximos 90 dias.

Os problemas da SuperVia aumentaram consideravelmente após a pandemia da Covid-19, durante o período o aumento da vandalização e de furtos gerou danos que ainda não foram resolvidos, desde o furto de cabos até a destruição de assentos e da parte interna dos trens, algumas dessas ações geraram prejuízos como o fim da funcionalidade de sinalização e sonorização em alguns pontos.

A falta de sinalização nas vias dificulta o funcionamento da rede e gera transtornos como o atraso dos trens e o aumento do perigo de acidente fatais.

Os trens transportam em média 317 mil passageiros diariamente.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Arquivo Onbus