SpaceX, de Elon Musk, lança missão tripulada histórica Polaris Dawn

Após algumas semanas de adiamentos, a Polaris Dawn decolou por volta das 6h23 (horário de Brasília) desta terça-feira (10). A missão tem como principal meta fazer a primeira caminhada espacial comercial da história.

A espaçonave decolou no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, companhia de Elon Musk, diretamente do lendário Complexo de Lançamento 39A do Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.

O lançamento estava marcado primeiramente para o dia 26 de agosto, porém questões climáticas e um vazamento de hélio impediram a decolagem.

A nave espacial Crew Dragon da Polaris Dawn se separou do estágio superior do Falcon 9 pouco mais de 12 minutos depois do lançamento. Anteriormente aos 40 segundos, os motores do Falcon 9 foram desligados e o foguete pousou em uma balsa na costa da Flórida.

A caminhada espacial vai levar um humano para uma altura de cerca de 1.400 km, o voo mais alto desde 1972, quando a última missão do programa Apollo ocorreu.

“Não estaríamos nessa jornada sem todos vocês, 14.000 em casa e todos os outros torcendo por nós”, disse o empreendedor bilionário Jared Isaacman, que comanda e financia a Polaris Dawn.

“Nós apreciamos isso. Vamos começar a trabalhar agora”, acrescentou ele.

A previsão é que a missão dure cinco dias. Essa iniciativa é parte de programa privado de voos especiais financiado por Isaacman. Esta é a segunda ida do bilionário ao Espaço, após a missão Inspiration4, em 2021, a primeira empreitada totalmente civil para fora de nosso planeta.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz