Ator James Earl Jones, voz de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos

James Earl Jones, ator ganhador de todos os principais prêmios do setor do entretenimento estadunidense, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9). James ficou conhecido como a voz de Darth Vader na franquia “Star Wars” e de Mufasa no clássico “O Rei Leão”.

Segundo o site Deadline, ele estava em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por seus assessores. A causa mortis não foi divulgada.

James é um dos poucos atores ganhadores dos maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma coleção popularmente conhecida como EGOT.

Após servir no exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia, nos anos 1950, Earl Jones iniciou uma carreira sob as luzes dos holofotes. Sua estreia na Broadway, sede dos musicais mais prestigiados do mundo, aconteceu em 1957.

Em 1968, ganhou seu primeiro Tony como o protagonista da peça “The great white hope”. Essa atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1970, pela adaptação da obra para o cinema, “A grande esperança branca”.

 

Créditos da imagem: Reprodução/NBC News

Escrito por: Rafael Ajooz