Sem previsão de apoio de Pacheco, oposição entrega novo pedido de Impeachment contra Moraes

Nesta segunda-feira (09), a oposição ao governo no Congresso Nacional deve apresentar um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O requerimento deve ser formalizado no Senado às 16h.

A iniciativa foi alimentada por dois eventos recentes como o bloqueio da plataforma X no Brasil, ocorrido na última semana, bem como o feriado de 7 de Setembro, onde manifestantes realizaram ato na Avenida Paulista e pediram o afastamento do ministro.

O avanço do pedido de impeachment depende da decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que não deve dar andamento à solicitação. Em agosto, o presidente do Senado defendeu ter “muita prudência” sobre requerimentos do tipo para evitar que o país “vire uma esculhambação”.

Atualmente, tramitam no senado ao menos 47 pedidos que miram a exoneração de Moraes. Contudo, um pedido de Impeachment conta um ministro só pode prosperar se ele indicar dez motivos que justificam o afastamento do ministro. Entre eles, supostas violações de direitos humanos, violação do processo legal, abuso de poder, prevaricação e a utilização indevida de recursos do TSE.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução