Festival Paredão ocupa museu transformando CCBB em palco de ritmos e culturas brasileiras
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro será palco do Festival Paredão Ocupa o Museu, que acontecerá de 26 a 28 de setembro. Este festival gratuito celebra as grandes estruturas sonoras, conhecidas como “paredões”, e promete uma programação rica em ritmos e estilos diversos. Durante três noites temáticas, o público poderá desfrutar de apresentações das 20h às 2h.
No primeiro dia, a Aparelhagem Crocodilo, do Pará, abrirá o evento, seguida pela Radiola de Reggae, do Maranhão, no segundo dia, e, no terceiro, o Paredão do Hulk, representando o funk do Rio de Janeiro. Além das apresentações musicais, o festival contará com uma feira gastronômica, oferecendo comidas típicas das regiões representadas, e debates sobre a cultura dos paredões e suas influências, com a participação de curadores e artistas.
Devido ao tamanho das estruturas sonoras, que têm 20 metros de altura, as atividades serão realizadas ao ar livre. Entre as atrações confirmadas estão Radiola Freedom FM, Célia Sampaio, e VJ Nayra Albuquerque do Maranhão; Aparelhagem Crocodilo e Maderito do Pará; e A Coisona e Rayssa Dias do Rio de Janeiro e Pernambuco, respectivamente.
Sueli Voltarelli, gerente-geral do CCBB RJ, ressaltou a importância do festival para ampliar a visibilidade e valorização da diversidade cultural brasileira. O evento marca o 35º aniversário do CCBB e reforça o compromisso da instituição em conectar o público com diferentes manifestações culturais. A programação completa estará disponível no site e nas redes sociais do CCBB RJ.
Por: Luiza Torrão
Foto: Divulgação