Rock in Rio: Operação de copos reutilizáveis prevê redução de mais de 14 mil toneladas de resíduos

Na edição de 40 anos, o Rock in Rio anuncia a iniciativa de utilizar copos reutilizáveis durante todos os sete dias de evento e tem expectativa de reduzir em mais de 14 toneladas a quantidade de resíduos. Paralelamente, o projeto Favela 3D, em parceria com a Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Instituto Entre o Céu e a Favela, já está transformando a realidade de comunidades como o Buraco e o Sessenta do Morro da Providência.

Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Braskem se juntaram ao Rock in Rio para promover o consumo consciente e reduzir o impacto ambiental do festival. Além de cada marca ter seu próprio copo personalizado, a parceria irá oferecer copos reutilizáveis, incentivando o descarte correto e evitando a geração de resíduos. Como recompensa, os fãs que comprarem a mesma bebida pela segunda vez ganharão um desconto.

A iniciativa agiliza o atendimento e contribui para um evento mais sustentável, com os copos sendo higienizados e reutilizados durante todo o festival.

Além disso, durante coletiva de imprensa realizada na Cidade do Rock nesta sexta (30), foi apresentado o primeiro balanço das iniciativas na Providência, localizada na região central do Rio.

Com o objetivo de oferecer mais lazer e entretenimento para os moradores, as obras de revitalização da Praça do Buraco e da Praça Sessenta tiveram início em julho e devem ser concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro. As melhorias incluem a instalação de brinquedos infantis, paisagismo, obras de arte, bancos, iluminação em LED e a criação de espaços para coleta seletiva de lixo. As praças ganharão também novas pinturas, pisos e calçadas.

Após um diagnóstico detalhado com os moradores, o Dignômetro, ferramenta que acompanha indicadores de qualidade de vida, revelou avanços consideráveis na comunidade. Atualmente, 75% das crianças e jovens estão na escola, 22% das pessoas são qualificadas e 59% estão empregadas. Além disso, 85% da população é alfabetizada. Apesar dos dados serem promissores, a meta é atingir 100% em todos os indicadores.

A comunidade continuará sendo protagonista nas próximas etapas do projeto, que abordarão temas como urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, saúde, educação e construção de uma cultura de paz.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação