Senado aprova projeto que reconhece Samba como manifestação da cultura nacional

Nesta quarta-feira (04), o Plenário aprovou um projeto de lei que reconhece o samba, os instrumentos e suas práticas como manifestações da cultura nacional. De acordo com o texto, proposto por Chico D’Ângelo (PDT-RJ), o ritmo bem como os instrumentos usados na tradição devem ser protegidos por lei e regulamentos por decreto oficial.

O PL 5.025/2019 estabelece que pandeiro, tantã, cuíca, surdo, tamborim, rebolo, frigideira, timbas e repique de mão devem ser reconhecidos pela sua importância na construção da cultura brasileira.

Foi um projeto que apresentei em 2016 depois de procurado por vários sambistas de todo o país, que me convenceram da importância de se preservar estes instrumentos. O Sereno, do Fundo de Quintal, por exemplo, foi quem criou o tantã, instrumento que hoje está em toda roda de samba. O saudoso Ubirany, também do Fundo, criou o repique de mão. Proteger a tradição e a memória na produção destes instrumentos significa garantir a continuidade e o futuro do samba”, declarou o niteroiense Chico D’Ângelo, que atualmente atua como assessor especial de Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O texto foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE) e seguiu para apreciação do Plenário.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Creative Commons