EUA, Reino Unido e União Europeia assinam acordo global sobre moderação de inteligência artificial

Nesta quinta-feira (05), os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia (UE) vão assinar o primeiro tratado internacional sobre o uso e padrões da inteligência artificial para os setores público e privado. Canadá, Israel, Japão e Austrália também participam da configuração do tratado.

O objetivo do acordo, que é inédito, é fazer com que os signatários sejam responsáveis por quaisquer resultados prejudiciais e discriminatórios gerados pelos sistemas de IA. Além disso, a convenção exige que alguns direitos como igualdade e privacidade sejam garantidos, bem como os recursos legais às vitimas de violações relacionadas ao sistema.

O fato de esperarmos que um grupo tão diverso de nações assine este tratado mostra que, na verdade, estamos respondendo como comunidade global aos desafios impostos pela IA“, afirmou ministro de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido, Peter Kyle.

Apesar da exigência de garantias, o acordo não prevê multas nem sanções para quem utilizar a tecnologia de forma prejudicial.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução