PT processa Rodrigo Amorim por violência política e busca cancelamento de candidatura

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que entrará com dois processos contra Rodrigo Amorim (União), deputado estadual e candidato a prefeito do Rio de Janeiro, após um incidente de agressão ocorrido no último domingo (1) na Tijuca. O PT move um processo criminal no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e outro eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pedindo o cancelamento do registro de candidatura de Amorim. João Maurício, presidente estadual do PT, também solicitou que o TRE acelere a votação dos embargos no caso de Benny Briolly, visando garantir que Amorim seja oficialmente considerado um candidato impugnado.

O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), visitou Leonel de Esquerda (PT), agredido e internado no CTI do Hospital Glória D’Or. Paes condenou a agressão como violência política e pediu medidas rigorosas contra tais atos, enfatizando a necessidade de manter o debate político civilizado.

O PSD também se manifestou, expressando solidariedade a Leonel e ao PT, e cobrando ações das autoridades contra a violência política, que considera uma ameaça à democracia e ao processo eleitoral.

Por: Luiza Torrão

Foto: Foto: Arquivo pessoal e Beatriz Orle