Forte de São José, Reduto São Teodósio e Muralhas do Forte da Entrada podem se tornar Patrimônio Cultural do Brasil

Nesta terça-feira (03) e quarta-feira (4) de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Nesse evento, será votado o reconhecimento de quatro novos bens como Patrimônio Cultural do Brasil. As decisões serão tomadas na sede do Iphan, em Brasília (DF), das 9h às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube. 

Entre os itens em pauta, destaca-se o processo para o registro das Marujadas de São Benedito, uma festividade tradicional do Pará. Também serão discutidos os processos de tombamento da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, em Balsa Nova (PR); do Forte de São José, do Reduto São Teodósio e das Muralhas do Forte da Entrada, no Rio de Janeiro (RJ); e do Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico das fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy, em Niterói (RJ).  

Outro tema importante da reunião será a proposta de inclusão do Maracatu Nação na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. O Conselho também avaliará os processos de revalidação de bens imateriais já reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, incluindo a Roda de Capoeira, o Ofício dos Mestres de Capoeira, o Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê e o Jongo do Sudeste. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Reprodução: Reduto São Teodósio