FIFA e CBF iniciam processo de escolha das cidades-sede da Copa Feminina de 2027
A FIFA, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Organizador local, deu início ao processo de seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. Em um encontro virtual, as entidades detalharam os próximos passos para a escolha dos estádios que receberão os jogos do mundial.
Inicialmente, dez estádios brasileiros já haviam sido indicados para sediar a competição. No entanto, a CBF incluiu na lista o Mangueirão, em Belém, e a Arena das Dunas, em Natal. A Arena das Dunas, inclusive, foi a última a ser adicionada à proposta brasileira.
Com a inclusão das duas novas arenas, o Brasil passa a contar com 12 cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo Feminina. Essa ampliação demonstra o grande interesse do país em receber o evento e a expectativa de levar o futebol feminino para diferentes regiões do território nacional.
Entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro, uma equipe de especialistas da FIFA desembarcará no país para realizar uma inspeção minuciosa dos estádios e da infraestrutura das 12 cidades candidatas a sediar o Mundial. As visitas técnicas têm como objetivo avaliar de perto as condições dos estádios, a acessibilidade, a segurança e outros aspectos cruciais para a realização de um evento esportivo de grande porte, buscando garantir que todas as cidades ofereçam as melhores condições para as atletas, comissões técnicas e torcedores.
Em novembro, uma nova etapa da avaliação será realizada, com foco em centros de treinamentos e hotéis que poderão receber as seleções participantes. A ideia é garantir que todas as equipes tenham à disposição estruturas adequadas para a preparação e concentração durante a competição.
Com 12 cidades na disputa, o Brasil pode igualar o número de sedes utilizadas na Copa do Mundo Masculina de 2014. No entanto, a FIFA considera que oito estádios são o mínimo necessário para a realização do Mundial Feminino. A decisão final sobre quais cidades e estádios serão escolhidos para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027 está prevista para ser anunciada em 2025.
Diretora executiva de Futebol Feminino da Fifa, Sarai Bareman, informou:
“Realizaremos um processo claro e transparente para escolher os estádios e cidades-sede deste torneio, como uma continuidade da candidatura. A equipe da Fifa analisará os principais critérios descritos no contrato de organização, em conjunto com a documentação fornecida pelas 12 cidades candidatas a sede e as conclusões das visitas de inspeção. Nosso objetivo é escolher os estádios e cidades-sede mais adequados, equilibrando aspectos técnicos e financeiros com os objetivos de desenvolvimento do futebol feminino”
Belo Horizonte: Estádio Mineirão
Brasília: Estádio Mané Garrincha
Cuiabá: Arena Pantanal
Fortaleza: Arena Castelão
Manaus: Arena da Amazônia
Natal: Arena das Dunas
Porto Alegre: Estádio Beira-Rio
Recife: Arena de Pernambuco
Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã
Salvador: Arena Fonte Nova
São Paulo: Arena Corinthians
Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP