Exposição em Itaguaí celebra quilombos da Costa Verde com programação afrocentrada

A partir de 6 de setembro, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix, Itaguaí, oferece uma exposição dedicada aos quatro quilombos da região: Marambaia, Santa Justina/Santa Izabel, Campinho da Independência e Santa Rita do Bracuí. A entrada é gratuita, e o evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A abertura da exposição, que acontecerá de 6 a 8 de setembro a partir das 16h, promete três dias de intensa celebração. O público poderá desfrutar de atividades como artesanato, culinária típica, roda de jongo, samba, poesia, capoeira, e apresentações artísticas, incluindo o coral afro do CIEP 498 Irmã Dulce. A presença de representantes de instituições afro-brasileiras de Itaguaí também está prevista.

Nos três meses seguintes, os visitantes terão acesso a uma rica programação que explora as tradições e a cultura afro-brasileira, com destaque para oficinas sobre jongo, culinária típica, contação de histórias, idioma e saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais, e teatro experimental afro. Estas atividades serão conduzidas por especialistas, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.

Coordenada por Thamyres Dutra e em parceria com o Coletivo Aquilombar Itaguaí, a programação é uma iniciativa voltada para a preservação e promoção da cultura afro-brasileira, alinhada à Lei 10.639/2003. “A exposição será um espaço de aprendizado e troca de saberes ancestrais, oferecendo uma experiência educativa e transformadora para todos,” comenta Horlan Gentil, responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória.

“A exposição é uma oportunidade única para se conectar com a história e as tradições dos quilombos, ampliando o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira,” ressalta Alessandra Reis, idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí e do Centro de Memória.

A exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde” estará aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h.

 

Foto: Divulgação