Condenado por improbidade administrativa, Pezão tem candidatura à Prefeitura de Piraí negada

O ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão (MDB) teve a candidatura à Prefeitura de Piraí impugnada pela Justiça Eleitoral. A pedido do Ministério Público (MP), o juiz Kyle Marcos Santos Menezes aceitou a suspensão proposta pelo partido Agir e pela coligação que apoia a candidatura de Arthur Tutuca (PRD), concorrente de Pezão no pleito.

Condenado por improbidade administrativa, Pezão foi considerado inelegível e deve se manter longe das urnas até 2027. O ex-governador afirmou que vai decorrer da decisão.

Recebemos com tranquilidade a decisão. Vamos recorrer, demonstrando que não houve dano ao erário e, portanto, não incide inelegibilidade. Em todos os demais casos, Pezão foi absolvido com decisão definitiva da Justiça. Confiamos na Justiça”, disse a campanha.

Na decisão pela inelegibilidade, o promotor Marcelo Airoso Pimentel aponta que cinco desembargadores já votaram contra recursos apresentados pela defesa de Pezão, restando apenas dois votos, o que manteria a punição. Pezão passou seis anos afastado da política, mantendo-se participativo apenas nos bastidores de campanhas de amigos.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Wikimedia