Setembro terá eclipse parcial da lua e ‘cometa do século’
Os admiradores por fenômenos astrônomos podem se preparar para setembro, mês que é repleto de “eventos diversos”, pois será possível conferir um eclipse lunar parcial e a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS) e várias conjunções celestes.
Já no dia 17 de setembro, além da Superlua Cheia, quando a lua está no perigeu, que é seu ponto mais próximo da terra, também ocorre um eclipse lunar parcial. Isso significa que uma pequena parte da lua será encoberta pela sombra da terra.
Embora possa ser visto a olho nu, o eclipse parcial desse mês deve ser um pouco perceptível, afetando apenas 0,08% da superfície lunar. Na última semana de setembro, será possível observar a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), que recebeu o título de possível “cometa do século” devido ao seu potencial para brilhar intensamente no céu noturno.
Além disso, haverá conjunções celestes, que acontecem quando dois ou mais corpos celestes parecem estar muito próximos no céu. Na realidade, essa proximidade é apenas uma ilusão de ótica, pois esses corpos estão separados por milhares de quilômetros no espaço.
Por: Carolina Sepúlveda
Reprodução internet