Paralimpíadas de Paris: Brasil se classifica para mais cinco finais da natação
Cinco atletas da delegação brasileira de natação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 garantiram vaga nas finais de suas respectivas provas na manhã desta segunda-feira (2).
A principal destaque da manhã foi a nadadora Carol Santiago, que dominou as eliminatórias dos 50 metros livre S12. A brasileira não apenas garantiu sua vaga na final como também quebrou o recorde paralímpico da prova, que já pertencia a ela, com um tempo de 26s71.
Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, também avançou para a final dos 200 metros livre S2. O atleta garantiu o melhor tempo nas eliminatórias.
“O objetivo das classificatórias é me preparar e ver o que eu tenho que acertar. Foi tranquilo, agora é pensar na final. É uma prova longa, tem que deixar a força para a hora certa. Vou descansar o máximo possível. É usar as classificatórias para descansar e chegar com força máxima na final”
Bruno Becker concluiu a prova em 4:31:17 e garantiu a quarta colocação e chega motivado para a próxima etapa, buscando um lugar no pódio.
Edênia Garcia e Maiara avançaram para a disputa final, classificando-se em sexto e sétimo lugar, respectivamente. Edênia registrou o tempo de 1:04.03, enquanto Maiara completou a prova em 1:07.64. A grande final está marcada para as 13h05 (horário de Brasília).
As irmãs gêmeas Débora e Beatriz Carneiro dominaram as eliminatórias dos 100m peito S14, garantindo o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Débora foi a mais rápida, com 1:16.04, enquanto Beatriz fez em 1:16.99. A final acontece às 13h20 (horário de Brasília).
João Pedro Brutos garantiu sua vaga na final dos 100m peito S14, com o segundo melhor tempo das eliminatórias (1:04.70). Ele só foi superado pelo australiano Jake Michel. A disputa por medalha acontece às 13h14 (horário de Brasília).
Com este resultado, o Brasil consolida sua posição como uma das principais potências da natação paralímpica mundial e aumenta ainda mais a esperança de um grande número de medalhas nesta edição dos jogos.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Marcello Zambrana/CPB