Nova e intensa onda de calor chega ao Brasil a partir desta segunda (2)

Uma nova onda de calor, ainda mais intensa que as anteriores, está prevista para atingir o Brasil a partir de segunda-feira (2). A massa de ar quente e seco que se estenderá pelo país poderá persistir por cerca de duas semanas.

Segundo o Climatempo, nove estados brasileiros devem enfrentar temperaturas significativamente mais altas, com desvios de até 5°C acima da média em algumas áreas.

Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia serão os estados mais atingidos pela onda de calor. Espírito Santo, Pará e Minas Gerais, por sua vez, deverão registrar temperaturas elevadas em um número menor de municípios.

O Climatempo alerta que as ondas de calor em setembro são comuns no Brasil Central e Centro-Oeste, mas estão se intensificando e se prolongando nos últimos anos. A previsão é de que esta seja a mais forte do ano, com duração superior às anteriores e temperaturas mais elevadas.

As altas temperaturas devem persistir em algumas regiões até meados de setembro e a previsão de chuva apenas a partir da segunda quinzena de setembro.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus