Sálvia: planta regula açúcar no sangue e potencializa memória rapidamente
Uma planta com a capacidade de equilibrar os níveis de açúcar no sangue, é a sálvia, que traz importantes benefícios pra a saúde, como controlar o açúcar no sangue e melhorar a memória, é amplamente reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antissépticas. Originária da região mediterrânea, é cultivada em diversas partes do mundo e é facilmente encontrada.
A nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília, contou que a sálvia possui nutrientes essenciais como magnésio, cálcio, vitamina A e vitamina K, além de antioxidantes, como os flavonoides e os ácidos fenólicos. Ela informa que a vitamina K e o cálcio podem contribuir para apoiar o processo de manutenção da densidade óssea, ajudando a prevenir a osteopenia ou a osteoporose.
Entre os compostos bioativos da planta, Carla destaca suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a proteger o corpo contra danos. Além disso, os antioxidantes encontrados na erva podem favorecer a saúde cognitiva ao longo do tempo.
“A sálvia contém ácido rosmarínico, um polifenol que auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue. Alguns estudos indicam que a sálvia pode melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando a utilização da glicose pelas células e ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados”,diz.
A nutricionista afirma, que não existe uma quantidade padrão de consumo, pois depende da forma como será consumida e da pessoa que fara o uso da planta. Podendo usar a sálvia em forma de chá, cápsula e óleo essencial, entre outros, a depender do objetivo. De toda forma, normalmente é recomendado tomar uma ou duas xícaras do chá por dia. Eu sugiro 250 ml, duas vezes ao dia, ensina.
Os cuidados de consumo para a sálvia, segundo o professor Leandro Rodrigues da Cunha, mulheres grávidas ou pessoas que estão tomando alguma medicação devem evitar o consumo da sálvia, por ter possíveis propriedades abortivas, assim como na lactação. Pessoas com sensibilidade aos componentes da sálvia também devem evitar seu consumo. Para indivíduos que tomam algum medicamento hipoglicemiante, o uso deve ser monitorado pelo médico e nutricionista para evitar picos de hipoglicemia.
Por: Carolina Sepúlveda
Reprodução internet