Pesquisa aponta que 25% da geração Z e ‘millennials’ preferem mensagens a ligações
Pesquisa recente do site Uswitch revelou uma mudança significativa nos hábitos de comunicação dos jovens. O estudo, que envolveu 2 mil pessoas, concluiu que 25% da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e dos millennials (nascidos entre 1981 e 1995), ou seja, indivíduos entre 18 e 34 anos, não atendem o telefone. A preferência por mensagens de texto é ainda maior, com cerca de 70% dos jovens optando por esse meio de comunicação.
Um dado curioso revelado pela pesquisa Uswitch, é que mais da metade dos jovens associam ligações inesperadas a más notícias.
A psicoterapeuta Eloise Skinner oferece uma explicação para essa aversão:
“A ligação traz uma sensação de pavor, uma associação com algo de ruim – uma sensação de mau presságio”.
“À medida que as nossas vidas ficam mais atribuladas e os cronogramas de trabalho mais imprevisíveis, temos menos tempo para ligar para um amigo, simplesmente para saber como ele está. Por isso, as ligações telefônicas ficam reservadas para as notícias importantes das nossas vidas, que, muitas vezes, podem ser difíceis”
A pesquisa Uswitch revelou uma clara preferência por mensagens de voz entre os mais jovens. Enquanto 37% dos entrevistados com idade entre 18 e 34 anos declararam que as mensagens de voz são sua forma favorita de comunicação, apenas 1% dos participantes com 35 a 54 anos compartilham dessa opinião. Essa diferença geracional indica uma mudança significativa nos hábitos de comunicação, com os jovens abraçando cada vez mais essa ferramenta.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Getty Images