Obras do acervo do Museu Nacional de Belas Artes serão expostas na galeria da sede do BNDES

Nesta quinta-feira (29), após um hiato de quase três anos, desde o início da pandemia de covid-19 em 2020, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retomou as atividades da sua galeria de arte. A exposição inaugural, intitulada ‘Protagonismos’, reúne um seleto conjunto de obras do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e pode ser visitada gratuitamente pelo público.

Com histórias de resiliência e heroísmo da população negra, a exposição reúne 105 obras de 59 artistas, desde o século XVIII até os dias atuais. Através de diferentes estilos artísticos, as obras convidam o público a refletir sobre a trajetória da arte negra no Brasil e no mundo, em diversos contextos sociais e históricos. Nomes como Antônio Bandeira, Manuel da Cunha e Ana das Carrancas compõem o panorama artístico.

Aloizio Mercadante, presidente do instituição, declarou:

“Estamos reabrindo agora o Espaço Cultural BNDES com uma quinta e sexta programação musical e, agora, com a retomada das exposições de artes visuais, vamos arrecadar ainda mais cultura gratuita para a população. Esta exposição é muito emblemática, porque desafia e questiona os padrões de representação e coloca os artistas negros no centro das atenções da arte e da história”

Realizado em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes, um dos mais importantes museus do país, localizado na Cinelândia, a exposição poderá ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Vinícius Martins/Divulgação BNDES