Natação: Talisson Glock conquista o quarto bronze em Paralimpíadas 2024

Do susto ao pódio. Durante as eliminatórias, pela manhã, Talisson Glock foi desclassificado após registrar o terceiro melhor tempo devido a um estilo de nado considerado ilegal. No entanto, ele entrou com um recurso, venceu a disputa e conseguiu a autorização para competir na final algumas horas depois. Na decisão dos 200m medley da classe SM6, o nadador conquistou a medalha de bronze com o tempo de 2min39s30. O ouro ficou com o chinês Hong Yan, que estabeleceu um novo recorde mundial com 2min37s31, enquanto a prata foi para o colombiano Nelson Corso Crispin, com 2min38s04. 

“Estou muito feliz com a medalha. Em Tóquio, alcancei a final, mas não consegui ficar entre os medalhistas. Hoje, consegui o melhor tempo da minha carreira após tantos anos competindo. A medalha foi o que eu precisava para seguir bem na competição”, comentou o brasileiro, que ainda participará de outras três provas em Paris. 

O nadador chegou ao sexto pódio na carreira. Ele foi campeão dos 400m livre nos Jogos de Tóquio, além de ter sido prata no 4x50m e nos 200m medley dos Jogos do Rio 2016, e bronze no 4x50m e nos 100m livre de Tóquio. Ele ainda cai na água nesta sexta-feira para a final do revezamento 4x50m.  

Talisson foi atropelado por um trem aos nove anos, resultando na perda do braço e da perna. Anos depois, ele começou a se dedicar intensamente aos treinos de natação. Em 2008, participou de alguns torneios e, desde 2010, com 15 anos, integra a seleção nacional.  

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Ana Patrícia/CPB