Justiça congela parte da fortuna de Gugu Liberato após pedido de suposto quarto filho

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de parte da herança do apresentador Gugu Liberato, essa decisão atende a um pedido da defesa de Ricardo Rocha, um comerciante do estado de São Paulo que alega ser filho biológico do apresentador.

Rocha entrou com a ação após um acordo extrajudicial ser firmado entre os nove herdeiros reconhecidos por Gugu, incluindo seus três filhos e sobrinhos. Esse acordo, registrado em cartório, dividiu o patrimônio do apresentador, mesmo com a existência de um processo judicial em andamento.

Rose Miriam di Matteo, mãe dos três filhos reconhecidos pelo apresentador, abriu mão do processo que pedia o reconhecimento de união estável e a divisão do patrimônio em partes iguais. O casal teria vivido juntos por cerca de duas décadas.

Gugu morreu em novembro de 2019, nos Estados Unidos, em decorrência de um acidente doméstico. Em seu testamento, declarou-se solteiro e deixou como herdeiros seus três filhos e outros parentes, totalizando nove beneficiários. A partilha de seus bens foi oficializada em agosto de 2023, destinando 25% da herança a cada um dos filhos, 5% aos demais herdeiros testamentários e uma pensão vitalícia à mãe do apresentador.

No entanto, o comerciante Ricardo Rocha, que alega ser fruto de um relacionamento de Liberato na década de 70, ingressou com uma ação judicial para investigar a paternidade afirmando que o acordo de partilha prejudicaria seus direitos caso a paternidade fosse reconhecida. A defesa de Rocha requereu à Justiça o bloqueio de uma parte do patrimônio de Gugu, proporcional à sua eventual quota na herança.

O magistrado examinou o requerimento de Ricardo e redigiu:

“Os herdeiros tinham plena consciência dessa ação e não poderiam ter realizado acordo extrajudicial sem proceder à necessária reserva de bens como garantia de eventual direito do autor”

Nascido em outubro de 1974, Ricardo é fruto de um relacionamento que sua mãe, então babá e empregada doméstica em São Paulo, teria iniciado com Gugu quando se conheceram em uma padaria da capital paulista, ainda em seus primeiros anos de carreira.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Nilton Fukudo/Estadão – Arquivo pessoal