Embaixada norte-americana supervisiona conflito entre STF e plataforma X e defende liberdade de expressão

Na manhã dessa sexta-feira (30), diante do confronto entre o STF e a rede social X, a Embaixada dos Estados Unidos emitiu uma nota oficial manifestando seu acompanhamento da situação e reafirmando o papel crucial da liberdade de expressão para o funcionamento de uma democracia.

Em nota, a assessoria de imprensa da embaixada declara:

“A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”

O embate entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o empresário Elon Musk, dono da plataforma X, ganhou dimensão internacional com a publicação de um relatório crítico ao ministro Alexandre de Moraes por um comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A visita de parlamentares brasileiros alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro ao Congresso americano, com o objetivo de denunciar supostas ilegalidades do STF, intensificou as tensões e gerou debates sobre a interferência externa na política brasileira. Parlamentares governistas alertaram para os riscos à democracia, enquanto a oposição defendeu a liberdade de expressão e a necessidade de investigar as denúncias.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: NurPhoto/Getty Images