Gabriel Galípolo é indicado pelo governo para presidir Banco Central
Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome indiciado para a presidência do Banco Central. O economista Gabriel Galípolo, de 42 anos, presidirá o Banco Central de 2025 a 2028, caso seja aprovado pelo Senado Federal. A indicação foi anunciada no Palácio do Planalto.
“O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui, de que hoje ele está encaminhando ao Senado Federal, ao presidente [Rodrigo] Pacheco e ao senador Vanderlan, presidente da CAE [Comissão de Assuntos Econômicos], o indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa da diretoria de Política Monetária do banco“, revelou o ministro Fernando Haddad.
“Na mesma magnitude, é uma honra, um prazer e uma responsabilidade imensa ser indicado à presidência do Banco Central do Brasil pelo ministro Fernando Haddad e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva“, disse Galípolo.
Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), o atual diretor do banco deverá substituir Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra no dia 31 de dezembro.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Diogo Zacarias/MF